2024
Teatrolandia
O Teatrolândia é uma parte essencial da programação do Festival Mindelact, especialmente voltada ao público infantil. Esse segmento do festival tem como objetivo proporcionar experiências culturais e educativas para as crianças, incentivando o contato com as artes cénicas desde cedo. A Teatrolândia inclui um Ciclo Internacional de Contadores de História, no qual artistas e contadores de histórias de diferentes partes do mundo compartilham narrativas de forma interativa, estimulando a imaginação e o desenvolvimento da escuta nas crianças.
A pensar é que se fala
Teatro Efêmero
Portugal
Dia 03 de Novembro – 16H
Academia Jotamont
Sobre o espetáculo
Alice, uma jovem aventureira, fala-nos sobre a história de duas crianças que perderam a capacidade de falar, sendo banidas para uma floresta. Porque deixaram de falar? Porque foram banidas? Só há uma maneira de descobrir. Vem connosco desvendar este grande mistério, e perceber a importância das palavras. A forma como estas têm impacto na nossa vida, e nas pessoas que nos rodeiam. Terá Alice as palavras certas para ultrapassar todos os obstáculos que a esperam? Realmente dá que pensar. E a pensar é que se fala.
Inspirado na lenda que conta a forma como uma cidade inteira perdeu a capacidade de falar. Consegue ver, consegue ouvir, consegue cheirar, consegue andar, consegue comer, mas um estranho acontecimento fez com que exatamente ao mesmo tempo, toda a população da cidade deixasse de falar. Não era apenas a falta de som. Era como se tivessem desaprendido o que era falar. O mais próximo que conseguiam era pensar. Estavam reduzidos aos seus próprios pensamentos.
Ficha Artística
Texto e encenação: Artur Dinis
Interpretação: Artur Dinis, Beatriz Dinis e Silva e Miguel Moisés
Apoio à produção: António Bartolomeu
Fotografia e design: Teatro Efémero
Operação Técnica: Carolina Figueiredo
Produção: Teatro Efémero
________________________________________________________________________________________
Ritmo da semente
Beatriz Teodósio e Patrícia Fonseca
Portugal
Dia 05, 06 e 07 de Novembro – 10H
Salamansa, São Pedro, Ribeira de Calhau
Sobre o espetáculo
Imaginem uma Semente que pensa e, por pensar e pensar, percebe que o lugar onde sempre viveu não lhe pertence. Que terra tão rápida, barulhenta e cinzenta que não me deixa crescer! Que lugar é este em que nem uma flor tem tempo para florir? A Semente decide que está na hora de mudar e por isso, faz uma travessia - sai da cidade para ir viver para a floresta. Tudo decorre durante esta viagem.
Este espetáculo está dividido em dois momentos: primeiro, entre a palavra e a música criamos a nossa floresta e numa segunda parte plantamos a semente com a promessa de que a vamos deixar crescer ao seu ritmo.
Ficha artística
Criação, interpretação e produção: Beatriz Teodósio e Patrícia Fonseca.
Música: Beatriz Almeida
Sonoplastia: André Xina
Teaser e Vídeo promoção: Martinho Filipe
Agradecimentos:Anabela Loureiro, Catarina Pacheco, Catarina Vicente, FBP, Inês Correia, Inês Marques e Rogério Vale
________________________________________________________________________________________
katiusca e chatonilda
Teatro Infantil do Mindelo
Cabo Verde
Dia 09 de Novembro – 16H
Academia Jotamont
Sobre o espetáculo
“- Espelho meu, espelho meu! Diz-me agora, agora mesmo, quem é a mais bela do Mindelo?” Dona Chatonilda é uma palhaça, muito vaidosa, que só se preocupa com a sua beleza. Katiuska por sua vez, é uma palhaça, muito ingénua que só quer brincar e descobrir coisas novas. Enquanto a patroa se preocupa em ficar cada vez mais bela, a Katiuska tem que se preocupar em limpar e arrumar a casa. E eis que a Dona Chatonilda perde a sua beleza! O que fazer? Qual é a receita para se tornar bela? Katiuska vai tentar ajudar a D. Chatonilda com ajuda das crianças. Será que consegue? Uma peça recheada de emoções, alegrias e de muitas trapalhadas.
Ficha Artística
Criação E Dramaturgia: Coletiva
Cenografia E Figurinos: Sílvia Lima
Encenação: Silvia Lima
Intérpretes: Elba Lima, Silvia Lima
Produção Teatro Infantil Do Mindelo